terça-feira, 30 de abril de 2013

As Espécies de Peixes do rio Tejo na zona de Cacilhas





Espécies de peixes  que se pescam atualmente em  Cacilhas

Os chocos são moluscos marinhos.
Possuem uma capacidade de camuflagem considerada superior à de um camaleão; suas gamas incríveis de cores são devidas às células especiais, os cromatóforos.
Um animal tímido, os chocos têm uma vida tanto diurna como noturna, alimentando-se de outros pequenos seres, tais como camarões, peixes e outros.
Depois de capturarem suas presas, eles as matam com um mecanismo na sua boca, semelhante a uma faca, com que retalham as suas vítimas.
Os chocos têm uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos


Douradas
Esta espécie de mero pode atingir cerca de 60 kg, e viver 50 anos aproximadamente.

Gosta de habitar em fundos rochosos, sendo solitário e extremamente territorial, frequenta profundidades que oscilam entre os 8 e os 300 metros e alimenta-se de caranguejos e cefalópodes, como o polvo, sendo que os maiores exemplares se alimentam principalmente de outros peixes.


Tainhas
Habitam águas costeiras, no mar e estuários, e surgem frequentemente muito a montante da foz de rios. É também comum observar tainhas perto de saídas de esgotos urbanos e em habitats bastante poluídos, alimentando-se de detritos, e desta forma, contribuindo para a "reciclagem" da matéria orgânica em excesso.  É um peixe largamente utilizado na alimentação humana: por exemplo, desde o Império Romano que faz parte da dieta mediterrânica-europeia.
0 corpo das tainhas é alongado, um pouco comprimido lateralmente, e a cabeça é larga e achatada. É acinzentada com bandas longitudinais escuras e paralelas mais ou menos visíveis e o ventre prateado


Robalo Pode atingir o comprimento de um metro e pesar cerca de 12 kg, tem uma longevidade máxima de 15 anos.

Encontra-se normalmente em profundidades até aos 100 metros, e prefere água agitada, sendo por isso frequente encontra-lo na espuma (caça na espuma).
É uma espécie litoral, que suporta muito bem as mudanças de salinidade da água, habitando vários tipos de fundos, em estuários, lagoas, e ocasionalmente em rios, essencialmente no Verão, já que no Inverno tem tendência a procurar águas mais profundas.
A principal alimentação do robalo são os camarões, moluscos, e sendo um predador muito voraz, busca igualmente outros peixes, como a sardinha e a anchova.





Alcorrazes Geralmente encontrado em leitos de areia, pradarias de plantas marinhas, raramente será encontrado em locais rochosos. Peixe carnivoro, alimenta-se de pequenos crustáceos, vermes e alguns moluscos. Reproduz-se entre abril e junho. É hermafrodita, pois os machos podem transformar-se em fêmeas. Tem 26–50 cm de comprimento e tem o corpo acinzentado com ventre prateado, apresentando uma banda vertical negra sobre o pedúnculo caudal e cinco bandas verticais no dorso.



Aves

Devido áproximidade do rio cacilhas tem muitas gaivotas,  são, regra geral, aves médias a grandes, tipicamente cinzentas ou brancas, muitas vezes com marcas pretas na cabeça ou asas. Têm bicos fortes e compridos e patas com membranas.

A maioria das gaivotas, particularmente as espécies de Larus, fazem o ninho no solo e são omnívoras, e comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade, as gaivotas são espécies tipicamente costeiras ou de interior, e raramente se aventuram em mar alto. As espécies de maiores dimensões levam até quatro anos a atingirem a plumagem completa de adulto, mas as espécies menores normalmente apenas dois anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário