terça-feira, 23 de abril de 2013

Património arquitetónico


Situada à beira rio, entre o Ginjal (Praia das Lavadeiras) e o Olho de Boi, a Fonte da Pipa foi  mandada construir por ordem de D. João V em 1736. O chafariz monumental de quatro bicas fornecia água de qualidade aos moradores da vila de Almada, representando ainda, durante os séculos XVIII e XIX, um importante ponto de abastecimento para os barcos que atravessavam o Tejo.











Moinho de Cacilhas “Situado no morro de Cacilhas e integrado no parque de estacionamento
A existência desta estrutura de moagem atesta a produção de cereais e o passado rural da zona, associada a solos ferteis






chafariz inaugurado em 1 de Novembro de 1874. Um importante melhoramento que a Câmara Municipal sob a presidência de Bernardo F. da Costa, prestou ao povo de Cacilhas. Implantado à entrada da antiga rua Direita (actual rua Cândido dos Reis) os moradores abasteciam-se de água potável para os lares.



















“ O Farol”


Inaugurado em 1886
Torre cilíndrica com 12 metros de altura e 1.70 de diâmetro , tem um varandim e uma lanterna.
Relampejava de cinco em cinco segundos movido por um sistema de relojoaria.
Ao lado do farol existia uma pequena casa que tinha uma corneta que funcionava a ar comprimido e que nos dias de nevoeiro orientava a navegação em Cacilhas.
Funcionou até 1978, tendo sido extindo quando se construiu o novo terminal de passageiros.
Entre 1983 e 2004 esteve nos Açores, pois o de lá tinha sido destruído com o terramoto
Regressou a Cacilhas em 2009 e foi pintado de vermelho por ordem da marinha portuguesa cumprindo os regulamentos da autoridade nacional de faróis.




Património Naval
Associada ao transporte de pessoas e mercadoria.
Tinha estaleiros navais, fábricas de cortiça, de conservas, de fiação e tinturaria de algodão, de estanho, de latoaria e desde muito cedo à exportação de vinhos. Em 1860 a empresa de vapores Lisbonenses, assegurou  o funcionamento de algumas carreiras de barcos a vapor para transportar passageiros e mercadorias e dominou os transportes fluviais a vapor no Tejo, só em 1922 entrou em funcionamento o primeiro Cacilheiro a diesel.















A fragata Em 1940 era a sede de uma obra social, por não ser precisa para a marinha acolheu jovens sem família ou de famílias desestruturadas e lhes dava escolaridade  e a aprendizagem de um ofício, muitas vezes na Sorena. Foi recuperada e esteve em exposição na Expo 98, hoje encontra-se atracada no cais da antiga Parry & Son .Hoje está ancorada no antigo cais da Parry & Son.






1 comentário:

  1. Casino Site - Lucky Club Live Casino
    Translated from english from english to Spanish: This page contains the following lines: + " - + " - + " - " + " + " - " + " + " - " + " + " - " + " + " - " + " + " - " + " + luckyclub " + " + " + "

    ResponderEliminar